Erradicar a violência<br>sobre as mulheres
Através dos seus núcleos, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) tem vindo a promover iniciativas enquadradas no Dia Mundial para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinalou anteontem, 25 de Novembro. Justamente nesse dia, em Faro, a estrutura local do MDM promoveu um debate sobre o tema no auditório da Escola Secundária Tomás Cabrera, antecedido da projecção da curta-metragem «De mãos dadas com o medo», promovida pelo MDM.
Também no dia 25, mas na Universidade de Aveiro, o MDM apresentou o videojogo UNLOVE, desenvolvido por alunos da licenciatura de Novas Tecnologias da Comunicação no âmbito do projecto «Viver Direitos/Vencer Violências – da Escola ao Espaço Público».
«O jogo enquadra-se num dos objectivos fundamentais do projecto desenvolvido pelo MDM de prevenção e sensibilização da violência no namoro, e tem como destinatários fundamentais jovens entre os 16 e os 20 anos, estudantes do Secundário e do Superior», explicou o núcleo de Aveiro do MDM em nota enviada à comunicação social.
Antes, a 21, em Viseu, o MDM realizou uma sessão pública na Associação Comercial do Distrito, e disponibilizou a todas as escolas uma versão do tradicional jogo «Quantos queres?», especialmente concebida com oito perguntas simples através das quais se evidencia que a violência sobre as mulheres colocam «em causa o direito à vida e à segurança, à saúde, à integridade física e moral, à dignidade» e se denuncia que «a pobreza, a exploração laboral, a violência nas relações de intimidade têm, sobretudo, rosto de mulher.»